No dia 27 de abril, deste ano, aconteceu a 1ª Edição HuTalks uma iniciativa da Humanizadas — com apoio da Teal Brasil— para a realização de uma mesa redonda com gestores de empresas, compartilhando vivências e pensamentos sobre assuntos pertinentes à nova economia.
Humanizadas além de ser uma empresa que oferece inteligência de dados para apoiar as tomadas de decisões estratégicas das organizações, também promove anualmente a pesquisa Melhores para o Brasil.
Essa pesquisa tem o objetivo de quantificar o estágio de maturidade e a qualidade das relações que as organizações nutrem com seus diferentes públicos.
O HuTalks foi realizado, de forma virtual, e contou com a participação dos convidados palestrantes Joseane Zanibone (fundadora da Triconecte), Tulio Kehdi (Diretor de Operações da Raccoon) e Pedro Paro (Fundador e CEO da Humanizadas).
Na mesa virtual, um dos pontos abordados foi “Como a organização, que cada palestrante representa, interpreta a nova economia?”
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, é urgente a necessidade de lideranças empresariais e governamentais globais colocarem em prática uma nova economia voltada aos stakeholders —diversos públicos de interesse de uma empresa— para que pautas relevantes ligadas às questões ambientais, sociais e de governança possam avançar.
Na ausência desse novo modelo econômico e social, há a projeção de ocorrer um atraso desastroso de 43 anos na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, vindo a acontecer somente em 2073.
No HuTalks, Joseane Zanibone (Fundadora da Triconecte) compartilhou a interpretação da Triconecte com relação a essa nova economia.
A fundadora da Triconecte conta que sempre acreditou que trabalhar tem que fazer sentido de vida, e que com as experiências que adquiriu atuando em empresas —que foram grandes exemplos de ética — sempre desejou levar esse conhecimento para onde acreditava ser importante.
“A frase que vem muito forte para mim é: não há espaço para falta de ética. A ética é o princípio básico de tudo: se eu tenho ética, eu respeito as pessoas; se eu respeito as pessoas, eu sou transparente, é uma cadeia e isso traz mais resiliência diante das incertezas e vulnerabilidade da nossa economia.
Quando colocamos a ética acima de tudo, ela inicia a responsabilidade que nós temos. E a Triconecte tem trabalhado assim, fortemente.”
A partir da aproximação da Triconecte com a Humanizadas, por meio da pesquisa Melhores para o Brasil, houve a fundamentação para o propósito que Joseane Zanibone buscava aplicar em sua empresa. A pesquisa trouxe um norte à Trioconecte que passou a investir, ainda mais, no caminho a ser percorrido de forma mais serena, sustentável e dinâmica.
Para a Triconecte, a nova economia está elencada com as novas experiências que a organização passa às pessoas de forma mais personalizada, fazendo com que o cliente olhe e se identifique com a marca.
“Olhando para a nova economia, a forma de se relacionar é disruptiva porque você faz de uma forma diferente, você age como ser humano de uma forma diferente.
O intuito é reduzir a desigualdade, trazer a adversidade para dentro do negócio que é muito importante. E viver realmente com propósito, com leveza. E isso traz serenidade, perenidade para o negócio. “ Joseane Zanibone