Empresa que está em dia com as finanças (com mais renda e menos dívidas), além de ter a oportunidade de fazer bons investimentos, também, dá sinais de que a saúde financeira está em ordem.
E para que esse cenário prevaleça, é importante realizar o diagnóstico econômico-financeiro da companhia, que se trata de um levantamento elaborado das demonstrações financeiras empresariais e seu modelo de negócio.
A partir dessa análise, será possível planejar ações para a organização. Ou seja, por meio desse raio-X completo das finanças, o gestor terá informações consistentes para decidir se a empresa tem capacidade de fazer novos investimentos.
Por meio do diagnóstico econômico-financeiro, é possível fazer o levantamento e a sistematização de todos os dados, e registros, relacionados às movimentações financeiras de um negócio.
Dessa forma, é medida a saúde financeira da empresa, considerando entre outros aspectos:
- fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro);
- capital de giro (recursos para manter as operações funcionando);
- níveis de endividamento;
- índices de liquidez;
- cobrança;
- organização de pagamentos.
Recomenda-se que, o diagnóstico econômico-financeiro seja feito periodicamente.
5 dicas de como manter a saúde financeira empresarial
- Faça o controle financeiro
Verifique como o dinheiro chega e de que forma ele é utilizado pela empresa, seja tanto na compra de materiais, e equipamentos, quanto no investimento em novas iniciativas.
Tenha de maneira bem-organizada as contas a pagar (ex. aluguéis, salários, custos de operação, impostos etc.), e as contas a receber (valores de vendas e retorno de investimentos, bem como os ativos do negócio).
- Estabeleça metas
Desenvolva o planejamento estratégico, definindo as metas que precisam ser alcançadas pela empresa, e quais são os processos que levam a alcançá-las.
- Mantenha capital de giro
Capital de giro refere-se aos recursos financeiros destinados a manter o negócio funcionando, ou seja, para os gastos operacionais.
É necessário que o capital de giro esteja equilibrado. Por isso, verifique qual o valor que a empresa precisa para operar no dia a dia. Depois, defina que essa quantia seja mantida mensalmente, como uma espécie de reserva para eventuais necessidades.
- Elabore previsões de possíveis cenários
Estabeleça quais serão os próximos passos do negócio, levando em conta os resultados positivos como, também, os cenários mais complicados. Com essa ação, estimule a gestão a encontrar soluções para possíveis situações mais complexas.
Não se esqueça de, sempre, se atualizar sobre o andamento dos setores relacionados ao negócio.
- Controle o nível de inadimplência dos clientes
Crie estratégias que busquem administrar e, até prevenir o comportamento de inadimplência dos clientes.
Se for necessário, invista em uma equipe de controle de cobrança.
A situação econômico-financeira de sua empresa está em dia? Conte com uma boa consultoria, reconhecida no mercado, para apoiar a sua empresa na saúde financeira.