MEI: Perdi o prazo de regularização, e agora?
O prazo foi até o dia 30/09. Veja quais são as consequências e o que fazer se você perdeu o prazo para regularização do seu MEI.
Um Microempreendedor Individual tem muitas obrigações a cumprir e ele deve se manter regular para evitar sofrer com multas e outras punições, mas o prazo para regularização do MEI foi até quinta-feira (30/09), e agora?
Se você é um MEI e perdeu o prazo nesta última quinta, nós vamos te explicar o que acontece a partir de agora, iremos te falar se existem punições e como você pode resolver esse problema.
Não se desespere, nós vamos te ajudar. Acompanhe este artigo e fique informado sobre o que fazer a partir de agora.
O que acontece se o MEI não pagar?
Segundo o fisco, aproximadamente 1,8 milhões de empreendedores estão devendo R$ 4,5 bilhões e o prazo para regularização já passou, foi até o dia 30/09/2021.
Se os empreendedores não pagarem as suas dívidas eles vão parar na Dívida Ativa da União e vão receber punições bem pesadas.
Se os MEIs forem inscritos na Dívida da União eles terão que pagar multas pelos gastos do governo com o processo, poderão ser excluídos do Simples Nacional, terão muitas dificuldades em conseguir crédito, e essas punições podem fazer com que o Microempreendedor tenha muitos prejuízos gigantescos.
Lembrando que, somente dívidas referentes a anos anteriores a 2017 (2016 e anos anteriores) com valores superiores a mil reais (somando todos encargos aplicados) que não foram pagas ou parceladas ainda, serão inscritas na Dívida Ativa da União
Correndo contra o tempo
Ainda tem um jeito, o prazo já passou, mas os débitos ainda não foram inscritos na Dívida Ativa. Os MEIs ainda podem emitir o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e efetuar os pagamento das suas dívidas, mas devem fazer isso logo.
Corra e faça o pagamento assim que possível, afinal, se um MEI for excluído do Simples Nacional ele perderá muitos privilégios e a sua empresa pode começar a ter problemas financeiros, então se regularize.
Verifique seus débitos
Antes de realizar o pagamento, você terá que verificar se o seu MEI possui dívidas referentes a anos anteriores a 2017, nós vamos te ensinar como fazer isso, é só seguir os seguintes passos:
1-Acesse a página do PGMEI (Programa Gerador de DAS para o MEI);
2- Acesse com certificado digital ou com código de acesso (que você pode obter no Portal do Simples Nacional);
3- Após acessar, clique em “Consulta Extrato/Pendências”;
4- Clique na opção “Consulta Pendências no Simei”,
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!